Jaboque ou Peniel?
Meditando na Palavra de Deus, em Gênesis 32:22-32, pude perceber que Jacó, homem trabalhador, afetuoso, astuto e religioso (crente carnal), com problemas de caráter, enganador, oportunista e ganancioso saiu do confronto ao encontro com Deus.
Sua vida foi transformada depois que atravessou o vau (parte mais rasa e espaçosa do rio) de Jaboque, lugar que posteriormente viria a chamar-se Peniel. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem passagens em nossas vidas que servem para transformação do nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim, onde tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com seu próximo e com Deus. Você está passando por lutas?
Jaboque - o confronto com Deus.
O nome Jaboque significa espalhar ou murmurar. Também representa um lugar de passagem conhecido como vau. Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro para transpor o rio e colocou sua família (2 mulheres, 2 concubinas e 11 filhos) passando na sua frente com todos os seus pertences. Mas quando ele pensava que tudo estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha. Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque: confronto consigo mesmo (fez uma oração reconhecendo seus erros), confronto com o próximo (deixou seu sogro Labão e agora se preparava para rever seu irmão Esaú) e confronto com Deus (quando ficou sozinho no vau de Jaboque, um anjo lutou com ele que ficou mancando para que lembrasse de suas fraquezas e de que não pode vencer a Deus). Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo, ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre. Muitas de nossas lutas e reclamações com as pessoas representam a mudança que precisamos viver em nossa vida. A fonte desta insatisfação é a necessidade de um encontro com Deus. Existem momentos que Deus nos cerca e é chegada a hora de resolver nossos conflitos. Você está sendo confrontado? Pare de reclamar!
Peniel - o encontro com Deus.
Aquele lugar que parecia raso e aberto se encheu com a promessa do Senhor. Jacó foi persistente e não aceitou sair dali sem a bênção de Deus. Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade ele está perdendo. Mas quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8:35). Jacó teve três tipos de encontros em Peniel: encontro consigo mesmo (reconheceu que era enganador), encontro com o próximo (encontrou Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida dele) e encontro com Deus (recebeu a bênção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel).
A vida de Jacó foi transformada e agora ele não mais murmurava mas buscava a face do Senhor. Por isso conseguiu olhar pra Esaú e dizer que viu o seu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus (Gênesis 33:10). Jacó passou a enxergar a presença de Deus em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas, muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes é preciso ter um encontro com Deus e passar por uma transformação. Senão, as pessoas mudam de lugar, de emprego, de amigos, relacionamentos e os mesmos problemas se repetem. Antes das coisas mudarem do lado de fora, é preciso que haja mudança dentro de nós. Há quanto tempo você tem lutado? Busque a face de Deus!
De que lado do rio você está? Do lado de Jaboque, murmurando e confrontando tudo e todos ou do lado de Peniel, buscando um encontro para contemplar a face de Deus? Se você vê problemas em tudo é porque está no Jaboque, mas se consegue apesar das dificuldades, ver a face de Deus, então já passou para Peniel.
Saia de Jaboque e venha a Peniel!!
Pr. Rodrigo Deiró



Comentários
Postar um comentário