A coleira de satanás
"Sede sóbrios e vigiai: porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo" (1 Pedro 5:8-9)
Os jovens são alvos dos ataques de Satanás nestes dias. Satanás está fazendo de tudo para garantir que os jovens de hoje sejam poluídos pela impureza, amargura, inveja, ambição egoísta e materialismo e, se não for por nenhum desses, então, pelo menos pelo orgulho, justiça própria e hipocrisia. Não devemos ser ignorantes de nenhum dos esquemas ou ardis de Satanás.
Satanás foi derrotado no Calvário por nosso Senhor Jesus. Nosso chamado agora é registrar essa vitória sobre as forças das trevas em todos os lugares que formos. Um dos princípios mais importantes da guerra é conhecer seu inimigo. Se você está lutando uma guerra e tem muita informação sobre seu inimigo, isso torna a batalha muito mais fácil. Se você sabe muito pouco sobre seu inimigo, a batalha será mais difícil.
A Bíblia nos diz muito sobre Satanás. De fato, imediatamente depois que Deus criou Adão e Eva, a próxima coisa que a Bíblia fala é de Satanás. A Bíblia não diz nada sobre o que Adão e Eva fizeram no jardim do Éden. Mas logo nos diz que Satanás entrou naquele jardim e trouxe pecado e confusão, levando Adão e Eva para longe de Deus. A causa de todo o pecado, violência e mal que existe no mundo hoje é encontrada na entrada de Satanás no Éden (Gênesis 3).
Por que a Bíblia nos fala sobre Satanás, imediatamente depois que nos fala sobre a criação do homem e da mulher? Porque Deus quer que saibamos sobre Satanás, para que estejamos em alerta. Vimos que Satanás vagueia como um leão que ruge procurando a quem possa devorar. Se os jornais noticiassem que um leão que escapou do zoológico está vagueando pelas ruas de sua cidade, não seria uma ajuda saber em que área da cidade ele está, para podermos evitar aquela área? Certamente. Do mesmo modo, se você souber as áreas em que Satanás está ativo, isso pode te salvar de muitos problemas.
Muitos crentes têm períodos frequentes de desânimo. Precisamos entender uma coisa: o desânimo nunca vem de Deus. Sempre vem do diabo. Da mesma maneira, contenda, violência, ódio, inveja, amargura, falar mal, reclamar, murmurar, rebelião contra autoridade, e todas as outras formas de mal têm sua origem em Satanás. É bom conhecer sobre nosso inimigo, para que possamos vencer esses males em nossas vidas.
Nas páginas de abertura do Novo Testamento, lemos sobre Satanás. Imediatamente depois que nos é dito sobre Jesus sendo batizado nas águas e sendo ungido pelo Espírito Santo, lemos sobre Satanás confrontando-O no deserto e tentando-O. Essa é a medida de importância que a Bíblia dá ao descrever as atividades de Satanás. Por quê? A fim de que não sejamos ignorantes de suas artimanhas ou da força do inimigo de nossas almas.
Um dos fatos mais sérios sobre a vida é que todos os seres humanos têm um inimigo sobrenatural que tem como objetivo usar a dor e o prazer para nos tornar cegos, tolos e miseráveis – eternamente. Contudo, no mais aterrorizante tipo de escravidão que existe, o mundo inteiro segue “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Ele é bem-sucedido em fazer com que seus súditos marchem rumo à destruição e eles levam consigo o maior número de pessoas possível.
O “bom combate ou boa milícia” (1 Timóteo 1:18) inclui a resistência diária a esse inimigo (1 Pedro 5:9; Tiago 4:7), diariamente recusando-se a dar lugar a ele (Efésios 4:17) e diariamente se opondo às suas ciladas (Efésios 6:11).
Deus é soberano sobre Satanás. O diabo não tem carta branca para fazer o que quiser neste mundo. Ele está preso a uma coleira e não pode fazer nada que Deus não permita. Com efeito, ele precisa receber autorização – como no caso de Simão que Jesus revelou: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo!” (Lucas 22:31). E o caso de Jó: “E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida” (Jó 2:6).
Então, Deus evidentemente vê o papel de Satanás como essencial para os Seus propósitos no mundo, pois, se Deus quisesse, Satanás seria lançado no lago de fogo agora e não somente na consumação dos séculos. “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo… e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:10). Ele certamente será completamente derrotado, mas a hora ainda não chegou.
Deus quer que a guerra com o inferno faça parte de nossos preparativos para o Céu. Não é bom porque podemos vir a morrer, mas porque essas lutas contra o fogo refinam o ouro da nossa fé (1 Pedro 1:7), na vida e na morte.
Deus é o grande General dessa guerra. Ele nos deu a oração para clamarmos por socorro: “Tomai… a espada do Espírito, que é a palavra de Deus... com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:17-18). Ele vê o que acontece no território inimigo, conhece as estratégias exatas que serão usadas contra nós e escreveu-as em um manual de guerra “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós”. A razão pela qual Satanás não alcançará vantagem sobre nós é que “... não ignoramos os seus ardis” (2 Coríntios 2:11).
Caso você precise lembrar de quais são esses “ardis” (desígnios), aqui vai um resumo:
1. Satanás mente e é o pai da mentira
“... quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Na primeira aparição de Satanás na Bíblia, as primeiras palavras em seus lábios lançam suspeitas contra a verdade - “... É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1b). Depois disso, suas palavras foram uma mentira sutil - “... Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4b). João diz que Satanás “jamais se firmou na verdade, porque não há verdade nele” (João 8:44). Nós estamos lidando com a essência da mentira e do engano;
2. Ele cega a mente dos incrédulos
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). Então, ele não somente fala mentiras. Ele esconde a verdade. Ele nos impede de ver o tesouro do evangelho. Ele permite que vejamos os fatos, até as provas, mas não a preciosidade;
3. Ele se esconde atrás de uma fantasia de luz e justiça
Em 2 Coríntios 11:13-15, Paulo diz que algumas pessoas se identificam como apóstolos sem realmente ser. Ele explica o seguinte: “... porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros de justiça”. Em outras palavras, Satanás tem servos que professam uma quantidade suficiente da verdade para entrar para a igreja e, dentro da igreja, ensinam o que Paulo chama de “doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1). Jesus diz que serão como lobos disfarçados de ovelhas (Mateus 7:15). Atos 20:30 diz que eles não pouparão o rebanho, mas arrastarão as pessoas para a destruição. Sem o dom de Deus do discernimento (Filipenses 1:9), nosso amor será degenerado em estupidez;
4. Satanás opera sinais e prodígios
Em 2 Tessalonicenses 2:9, os últimos dias são descritos da seguinte maneira: “a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira”. Alguns traduzem como sendo "falsos sinais". Uma razão que me leva a duvidar que Satanás só seja capaz de realizar falsos milagres é que, em Mateus 24:24, Jesus descreve os últimos dias da seguinte maneira: “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível, enganariam até os escolhidos”. Não há indícios de que esses “sinais e prodígios” sejam truques. Que a sua confiança esteja fundamentada em algo muito mais profundo do que qualquer suposta incapacidade de Satanás de realizar sinais e prodígios. Sinais e prodígios realizados a serviço de declarações anticristãs não são capazes de provar nada, mesmo quando são realizados “em nome de Jesus”. “... Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mateus 7:22). E Jesus responderá: “... Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23). O problema não foi que os sinais e prodígios não eram reais, mas que eles estavam a serviço do pecado.
5. Satanás tenta as pessoas a pecar
Foi o que ele fez com Jesus no deserto, mas não foi bem-sucedido: ele queria que Jesus abandonasse o caminho do sofrimento e da obediência (Mateus 4:1-11). Foi o que ele fez com Judas e foi bem-sucedido nas últimas horas da vida de Jesus (Lucas 22:3-6). E em 2 Coríntios 11:3, Paulo alertou todos os crentes sobre essa possibilidade: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo”.
6. Satanás tira a Palavra de Deus dos corações das pessoas e sufocam a fé
Jesus contou a parábola dos quatro solos em Marcos 4:1-9. Nessa parábola, a Palavra de Deus é semeada e uma parte caiu à beira do caminho e vieram as aves e a comeram. Ele explica no verso 15: “vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles”. Satanás rouba a Palavra porque ele odeia a fé que a Palavra produz (Romanos 10:17).
Paulo expressou sua preocupação com a fé dos Tessalonicenses da seguinte maneira: “Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil” (1 Tessalonicenses 3:5). Paulo sabia que o objetivo de Satanás era sufocar a fé das pessoas que tinham ouvido a Palavra de Deus.
7. Satanás causa algumas doenças e enfermidades
Certa vez, Jesus curou uma mulher que andava encurvada e não conseguia endireitar-se. Quando alguns criticaram Jesus por curar no sábado, Ele respondeu: “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?” (Lucas 13:16). Jesus via Satanás como aquele que tinha causado essa doença. Em Atos 10:38, Pedro descreveu Jesus como aquele que “andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. Em outras palavras, o diabo frequentemente oprime as pessoas com enfermidades. Esse também é um dos seus desígnios.
Mas não cometa o erro de afirmar que toda doença é obra do diabo. Certamente, até quando Deus prepara um “espinho na carne” para nos santificar, é possível que também seja o “mensageiro de Satanás” (2 Coríntios 12:7). Mas há outras situações em que a doença é inteiramente atribuída a Deus sem qualquer referência a Satanás: “Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (João 9:3). Jesus não teve nenhuma necessidade de mencionar Satanás como um participante de seus misericordiosos propósitos.
8. Satanás é um assassino
Jesus disse para aqueles que planejavam matá-lo, “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). João diz, “não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 João 3:12). Jesus disse para a irrepreensível igreja de Esmirna: “... Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão… Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).
Resumindo, Satanás é sanguinário. Cristo veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância (João 10:10). Satanás vem para destruir o máximo de vidas que ele puder e para torná-las eternamente miseráveis.
9. Satanás luta contra os planos dos missionários
Paulo explica como seus planos missionários foram frustrados: “Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto. Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu” (1 Tessalonicenses 2:17-18). Satanás odeia o evangelismo e o discipulado, e ele se esforça para colocar o máximo de obstáculos possíveis no caminho dos missionários e daqueles que tem zelo pelo evangelismo.
Resista!
Tiago diz: “... resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Como podemos fazer isso? Em Apocalipse 12:11, foi da seguinte maneira: “¹¹ E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte”. Eles abraçaram o triunfo de Cristo através de Seu sangue. Eles proclamaram essa verdade pela fé. Eles não temeram a morte e triunfaram.
O Senhor não é menos guerreiro hoje do que nos tempos antigos. Então, novamente, eu imploro: venha a Ele de coração como soldados do Príncipe da Paz e aprenda a dizer: “... adestra as minhas mãos para a batalha” (Salmo 144:1).
Pr. Rodrigo Deiró



Comentários
Postar um comentário