A forja e o processo de ser forjado por Deus


 

“E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”

(Hebreus 12:11)


A forja é lugar de fogo, calor intenso, marteladas duras e modelagem dolorosa. O ferro bruto não se torna útil sem ser aquecido e golpeado repetidas vezes. Assim também é a vida cristã: Deus não trabalha com cristãos acomodados. Ele forja servos firmes, santos e úteis. Quem pensa que será moldado sem passar pelo fogo ainda não entendeu o Evangelho.

Ser forjado por Deus é ser quebrado, confrontado, purificado e fortalecido. Não existe vida madura em Cristo sem provações, sem dores, sem correções. O problema é que muitos querem o título de filhos, mas não querem a disciplina do Pai. Querem as bênçãos, mas não suportam o martelo. Querem ser usados, mas não se submetem ao fogo.

Olhe para Davi: ungido rei, mas antes disso, perseguido, humilhado, provado no deserto. Cada lágrima, cada fuga, cada noite sem resposta era o martelo de Deus moldando o seu caráter. Olhe para Paulo: antes de ser o grande apóstolo, precisou ser despido do orgulho, confrontado no caminho de Damasco, lançado em prisões, açoitado e desprezado. Não foi fácil, mas foi necessário. Assim é com todos os que são chamados.

E você? Tem fugido da forja? Tem reclamado do calor das provações? Saiba que Deus não desperdiça nenhuma dor. Cada golpe tem propósito, cada chama tem direção. A disciplina que hoje lhe parece dura é a mesma que, amanhã, gerará frutos de justiça.

Mas atenção: se resistirmos à forja, se endurecermos o coração, corremos o risco de permanecer ferro bruto, pesado, sem forma e sem utilidade no Reino. Não basta ter aparência de cristão; é preciso ser moldado até refletir a imagem de Cristo.

Por isso, entregue-se ao processo. Deixe Deus confrontar seus pecados, quebrar seu orgulho, arrancar suas impurezas. Ore mais, mergulhe na Palavra, aceite a disciplina, suporte o fogo. O ferreiro divino não erra o golpe, e Ele não para até transformar você em um instrumento precioso.

Você está na forja de Deus. A pergunta é: vai se submeter ao martelo do Pai ou vai continuar resistindo? Quem se entrega será purificado, mas quem foge se perderá.


Pr. Rodrigo Deiró

Comentários

Postagens mais visitadas