O Espelho


 

Amado, a Palavra de Deus é clara e direta:
"[...] Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo" (Lucas 10:27).

Esse mandamento é um espelho. O próximo é a lente pela qual Deus revela quem realmente somos. Você pode até achar que se conhece bem, mas jamais conhecerá a si mesmo enquanto ignorar o seu próximo. É no convívio, no atrito, no cuidado, no serviço e até nos conflitos que você descobre suas fraquezas, seus limites, sua impaciência... mas também descobre que ainda há amor, compaixão e misericórdia dentro de você. É através do próximo que aprendemos a ser humanos de verdade; e em Cristo aprendemos a perdoar, a suportar e a amar de forma sobrenatural.

É fácil dizer que amamos a Deus, mas esse amor se prova quando amamos quem está ao nosso lado. A Bíblia é categórica: Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 João 4:20). E é aqui que está o confronto: se você tem negligenciado o próximo, você está negligenciando o próprio Deus.

Não fomos criados para viver sozinhos, nem para buscar apenas o nosso próprio bem-estar. Quando alguém diz: “a salvação é individual”, na verdade, está se escondendo atrás de uma meia-verdade. Sim, a salvação começa com uma confissão individual, mas logo essa confissão nos insere numa família espiritual, a Igreja do Deus vivo. Não somos salvos para viver isolados, mas para sermos corpo, povo, família.

Cristo não virá buscar uma pessoa, mas um povo! Ele virá buscar uma noiva, e a noiva não é feita de indivíduos egoístas, mas de irmãos e irmãs que se amam, se sustentam e se cuidam. Se a salvação fosse apenas “cada um por si”, então Caim teria razão ao dizer: [...] Não sei; sou eu guardador do meu irmão? (Gênesis 4:9). Mas Deus deixou claro: sim, você é responsável pelo seu irmão! Você é responsável por se importar, por socorrer, por orar, por não deixar o outro cair sem estender a mão.

A Palavra nos confronta mais uma vez: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Filipenses 2:3-4)"De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele" (1 Coríntios 12:26); "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:16).

Não basta amar de palavra ou de boca. A Bíblia nos chama a amar em ação e em verdade (1 João 3:18). O amor de Cristo é prático, sacrificial, comprometido. Você tem vivido um cristianismo isolado, centrado em si mesmo, ou tem carregado a cruz de ser responsável pelo próximo? Tem servido, amado, perdoado e cuidado, ou tem buscado apenas o seu bem-estar?

A salvação individual nos insere numa missão coletiva. E se você não ama o próximo, não está vivendo a salvação em sua plenitude.


Pr. Rodrigo Deiró

Comentários

Postagens mais visitadas